Seja a pessoa responsável pela sua felicidade.

Já escrevemos diversos blogs sobre a felicidade e todos são complementares, incluindo este. Falamos sobre escolha, sobre esforço, sobre compartilhar e, sobre servir;  Refletir agora sobre a felicidade ser uma questão de escolha, ou decisão! Seria insanidade ou loucura uma pessoa em plena consciência (funcional) dizer que não quer ser feliz! Então porque nem todas pessoas são felizes se, aparentemente, seria algo bem simples? O problema está na “ignorância”  e na associação ao dinheiro ou àquilo que o dinheiro pode comprar.

Um grande detalhe nesse contexto é que muitas pessoas “terceirizam” sua felicidade, ou seja, dizem para si mesmas: “Serei feliz quando “for”… ou quanto “ter” … ou quando “fazer” … alguma coisa. E nesse contexto, há também outra situação, muitas pessoas confundem a felicidade com “prazeres imediatos”.

Há uma grande diferença entre prazer e felicidade. O prazer é apenas um item no complexo contexto da felicidade. Em função da falta de conhecimento, ignorância (no sentido literal da palavra), muitas pessoas associam estes dois ítens (prazer x felicidade) e, essa é a razão da associação da felicidade ao dinheiro. Na verdade muitas pessoas não entendem que o dinheiro apenas consegue comprar “estímulos” que levam ao prazer e este apenas se mantêm enquanto houver o respectivo estimulo e, ainda de forma inversa à quantidade destes estímulos, ou seja: Se você gosta de chocolate e ficar um bom tempo ser come-lo, na primeira mordida o seu cérebro lhe recompensará com 100% de produção de endorfinas (hormônio do prazer), na segunda mordida, não é mais assim, seu cérebro apenas lhe recompensará com 50% e assim sucessivamente. Por  isso é válida a frase: “o dinheiro não traz felicidade”, pois ele apenas compra estímulos, contudo, também é importante entender que o prazer é uma variável importante em um contexto mais amplo, como já mencionamos em outro blog.

Ao sugerir à você ser responsável por sua felicidade, primeiramente entenda que a felicidade é uma ciência e, como tal merece ser estudada, por isso responsabilize-se em entender melhor essa ciência e comprometa-se a alterar seus comportamentos em função de algo que realmente acredita, seja FELIZ!

#PenseNisso #Coach4You

 

 

 

Traremos outras dicas, fique ligado em nosso Blog, compartilhe!!!

Cadastre-se para receber nossa NewsLetter.

 

Bibliografia: Seligman, Martin – Felicidade Autêntica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *