Cuidados ao contratar serviços de Coaching

Tenho muito cuidado com as mensagens que a palavra coaching tem passado. Hoje a mídia tem investido algum tempo nesse tema (ainda desconheço o propósito). Contudo  há muita informação equivocada sobre o verdadeiro sentido, até porque se formos buscar o sentido da palavra, não há uma tradução correta (treinador).

Coaching de forma bem simples  é um processo que conduz o cliente (coachee) a seus objetivos, sejam eles nas mais diversas áreas da vida: pessoal, profissional, relacionamentos ou qualidade de vida, sempre buscando a mudança comportamental através de novos pensamentos/sentimentos. SIMPLES ASSIM!!!

Uma analogia que sempre utilizo em minhas formações ao profissional (coach) é a figura do taxista. Quando entramos em um taxi, qual a pergunta que ele nos faz? “para onde vamos?” certo? Então, deve ser a primeira pergunta do coach a seu cliente.

É de suma importância uma boa formação (do coach). Um método cientificamente comprovado e validado através de resultados. Coaching não é uma profissão regulamentada por isso não há nenhum órgão que fiscalize a profissão portanto, ao escolher o profissional ou a formação, tenha certeza de buscar empresas/pessoas sérias e com reputação.

Apenas para se ter uma idéia,  “profissionais” (entre aspas porque questiono o profissionalismo) que estão na mídia com o título de PhD em seu currículo,  são formados por instituições que não são reconhecidas em nosso território, são títulos “fake”.

Por isso pesquise muito, avalie e então tome a decisão…

 

Uma resposta para “Cuidados ao contratar serviços de Coaching”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *